O QUE É O ACONSELHAMENTO

  • Como funciona?
  • O que posso esperar?
  • Analisar opções de modo a poder decidir
  • Tomada de decisões

Como funciona?

Durante as sessões de aconselhamento fala-se sobre o que está a acontecer na vida do leitor, de uma forma segura, particular e em que não se julga ninguém. Os profissionais em matéria de jogo problemático receberam formação especial que lhes permite entender as dificuldades. Junto com o seu consultor, o leitor decidirá qual a frequência com que pretende receber ajuda e sobre o que conversar. Não tenha vergonha de procurar ajuda. É o primeiro passo para ultrapassar os problemas causados pelo jogo. O aconselhamento pode ser individual, com o companheiro ou com a família. Também pode haver aconselhamento em grupo.

O que posso esperar?

O aconselhamento é confidencial, dentro dos limites legais. O consultor deverá explicar tais limites antes de iniciar a consulta, assim como explicará ao indivíduo o que tem a esperar do aconselhamento e o que se espera da sua parte.

De que modo o aconselhamento me pode ajudar?

As pessoas perguntam frequentemente se têm de deixar de jogar para iniciarem as sessões de aconselhamento. A decisão de abandonar o jogo cabe apenas ao próprio jogador. O consultor não fará pressão sobre o jogador para introduzir mudanças na sua vida se não estiver preparado para o fazer.

Analisar opções de modo a poder decidir

O jogo atinge as pessoas e os familiares de formas diferentes. Os profissionais de jogo problemático providenciam informação e ajudam o jogador a analisar opções de modo a poder decidir qual o caminho mais correto a seguir. Como por exemplo, pode sugerir-se que o jogador pare temporariamente de jogar. Algumas pessoas sabem de imediato quais as medidas que pretendem tomar, enquanto que outras ficam indecisas. De uma forma ou de outra, deixar de jogar por um tempo pode ajudar. Depois, o leitor poderá pensar no modo como o jogo o afeta e como
recuperar o controlo da situação. O consultor pode também sugerir que o leitor frequente as sessões de um grupo de apoio, como os ‘Jogadores Anónimos’.

Tomada de decisões

O aconselhamento é um processo de aprendizagem. Ao obter informação nova, pode tomar boas decisões. Os consultores podem ajudar o leitor a resolver os seus problemas principais, o que pode envolver a resolução da sua situação financeira, aprender a controlar o stresse e outros problemas, encontrar outras coisas para fazer durante os tempos livres, reconciliar as relações familiares e restabelecer a confiança entre o leitor e o seu companheiro.

.

GUIA PARA PESSOAS JOGADORAS COMPULSIVAS

RISCOS E RECOMPENSAS DO JOGO   POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DOS JOGOS DE AZAR   SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO   RISCO DE SUICÍDIO   O QUE É O ACONSELHAMENTO?  ENFRENTAR OS IMPULSOS DO JOGO   ENFRENTAR OS PROBLEMAS. EVITAR RECAÍDAS   APAZIGUAR AS RELAÇÕES FAMILIARES   TER CONTROLO DO JOGO. PÔR AS FINANÇAS EM ORDEM
 
×Informação disponível nos sítios: Problem Gambling Institute of Ontario e Centre for Addiction and Mental Health

Para o ajudar a tomar uma decisão sobre a possibilidade de reduzir os seus comportamentos de jogo, pode querer fazer uma avaliação mais detalhada junto de um especialista. Nesse caso, poderemos prestar-lhe informação sobre os recursos existentes em Portugal.