GUIA PARA AS FAMÍLIAS

Impacto dobre os filhos

Quando um dos pais ou prestador de cuidados é atingido pelo jogo problemático, os filhos podem sentir-se esquecidos, deprimidos e irritados. Podem até acreditar que são os causadores do problema e que, se forem “bons”, o problema acabará. Alguns filhos cuidam dos irmãos mais novos ou tentam apoiar o familiar que tem o problema. Essa obrigação pode causar stress aos filhos.

Os filhos podem também acreditar que têm de defender um dos pais. Podem até perder a confiança num dos pais que faz promessas que não consegue cumprir. Podem também roubar um dos pais ou meter-se em sarilhos na escola. Outras crianças podem tentar afastar a atenção do pai/mãe que tem o problema:

  • recorrendo ao álcool ou à droga.
  • praticando jogos de azar.
  • violando a lei.

É importante ajudar os filhos a perceber que não têm culpa pelos problemas familiares. Eles precisam de voltar a ter uma vida familiar segura e equilibrada e uma infância normal. O aconselhamento individual ou familiar pode ajudá-los a enfrentar tais mudanças.

DE QUE MODO AS FAMÍLIAS SÃO AFETADAS? 

Problemas financeiros   Problemas emocionais e isolamento    Saúde física e mental   Desgaste   Impacto sobre os filhos   Abuso físico e emocional   Ansiedade e depressão   Risco de suicídio    O que há a fazer se algum familiar tiver ideias suicidas
×Informação disponível nos sítios: Problem Gambling Institute of Ontario e Centre for Addiction and Mental Health